SIMBOLOS ANARQUISTAS MUNDIAIS
Estrela Negra:
Simbolo da Internacional Negra Anarquista.
Na Internacional Negra se diferenciou a existencia de dois grupos, um Autoritário que posteriormente ficou conhecido como Fascistas e outro Libertário que posteriormente ficou conhecido como Anarquistas. E por tal motivo a Internacional Negra formada por Anarquistas se intitulou Internacional Negra Anarquista, para se diferenciar, já que internamente na Internacional Negra existem tendências Fascistas e Autoritárias.
Aliança Vermelha e Negra:
A Aliança entre Anarquistas e Comunistas aconteceu em toda a Euro Asia e se alastrou por todo o Mundo.
O resultado da Aliança Vermelha e Negra foi a 1º Internacional Socialista conhecida como AIT (Associação Internacional dos Trabalhadores) que posteriormente ficou conhecida também por Internacional Socialista Libertaria qual alguns preferem chamar de Internacional Anarquista Socialista.
Bandeira Diagonal Vermelha e Negra:
Bandeira esta do Nível Idelogico Anarquista que representa a ascensão e o declínio do Anarquismo, como a subida e a decida em uma escada politica social.
A Bandeira Anarquista da Aliança Vermelha e Negra que aconteceu na primeira Internacional Socialista, marca o Anarquismo como um movimento classista e combativo.
Bandeira Horizontal Anarquista:
Bandeira dos Movimentos Sociais de orientação Anarquista, foi vista onde operarão Partidos Anarquistas Internacionais que criavam Movimentos Sociais.
Na Ucrânia esta Bandeira foi vista sendo tomada das mãos dos Anarquistas e sendo utilizada por Nazistas Ucranianos. Isto aconteceu porque o Partido Anarquista Ucraniano, não soube aplicar o "Método de Direção" Anarquista Bakuninista e perdeu por não ampliar no Movimento Social a Orientação Internacionalista.
Bandeira Vertical Anarquista:
É utilizada para dizer que no local existe uma certa verticalidade operacional, seja esta organicidade de caráter Jurídico, Mistico ou de compartimento Militar.
Na maioria das poucas vezes é somente vista junto a Entidades Jurídicas Anarquistas como os Ateneus Anarquistas que realizam uma pratica de Educação e Cultura Anarquista e respondem legalmente por estas atividades econômicas e sociais, perante o Estado.
O Selo da Fraternidade Anarquista:
Existe nas Fraternidades Anarquistas um choque de Gerações, onde para alguns a Fraternidade é a Família Anarquista, para outros a Confraria e para alguns o grupo de amigos Anarquistas que agem em conjunto.
A Fraternidade Anarquista contempla trés Níveis Concêntricos como o Ideológico, o Jurídico e o Social, mesmo se diferenciado pelas gerações diferentes.
Estrela Comunarte:
Estrela e Condecoração Comunarte que pode ser dada do grupo para o próprio grupo, deis que este atinja a meta de organizar no minimo Trés Frentes de Lutas Populares e Dois Níveis de Lutas Populares.
Na atualidade o Anarquismo tem Frentes Estratégicas nas Lutas Sindicalistas, Estudantis, Barrias, Rurais e Tribais. O caráter estratégico esta no Poder que a Frente tem Localmente, vindo a organizar Zonas Locais Liberadas como faz hoje o Zapatismo no México.
As Frentes Táticas são Frentes que tem um Potencial de se tornar Frentes Estratégicas como Frente de Luta de Mulheres, Juventudes, Idosos, Ecológicas entre outras.
Os Níveis operam dentro das Frentes e só não são Frentes, porque localmente não tem o potencial de se tornar Estratégico, porem Globalmente, muitas vezes tem um potencial muito Grande como uma Frente do Nível Anarquista da Religiosidade ou da Juris prudencia.
A Bandeira Negra Anarquista:
A Bandeira Negra Anarquista data da Internacional Negra e devido a disputa interna entre Anarquistas e Fascistas na Internacional Negra, os Anarquistas utilizam a mesma com o "A" de Anarquia, de Anarquismo e hoje também de Autonomismo.
A Bandeira Negra é usada pelos Plataformistas, que são grupos Anarquistas, orientados para Ações Diretas das Massas como os Black Block, que é uma Tática que se pretende se transformar em uma grande Frente Negra.
A Mascara do "V" de Vedeta:
Simbolo da Articulação de um amplo Partido Anarquista Internacional de Massas no principio da Pluralidade, organizado de forma autónoma e responsável localmente, através de Seções Locais Representativas e de Coordenações Amplas de Lutas Populares.
O uso da Mascara criou a possibilidade de todxs poderem ser a Vanguarda Anarquista e falar em nome desta Vanguarda Plural Anarquista Unificada.
Esta pratica atual nasceu com um amplo Setor de Comunicações Anarquistas, surgido pela Internet, onde os seus Fóruns Deliberativos são Online e onde muitos não sabem quem é quem, mais todxs sabem que os Anonymous são muitos. a sigla Anon de traz para frente se lê nona de 9º Internacional Socialista.
O Punho Esquerdo Erguido:
Simbolo Politico da escolha Politica por estar ao lado dos Oprimidos e Explorados, do lado do mais fraco, do lado da vitima, do lado daquele que mais necessita.
A Esquerda simboliza oposição e a Direita Situação, e o Anarquismo é a Oposição Sincera e Verdadeira que não muda de lado quando atinge as condições politicas.
A Situação não quer perder seus privilégios e não quer abandonar o poder, por isto existe a esquerda.
O Poder Anarquista é uma Pratica de Poder Popular onde onde Comités Locais, Conselhos Populares e Entidades Locais são Federalizados e Confederados em um modelo de Estado Participativo e Popular, pondo fim a existência de Classes Diferentes, dando as condições de todxs realizarem um pouco de tudo e aprenderem e terem condições de ensinar os outros na Luta.
A Criança e o Autonomismo:
A Criança e o Autonomismo é um simbolo que retrata um modelo de Economia Sem Patrão que nasceu depois da Revolução Anarquista na Espanha e se alastrou por todo o Mundo. Enquanto a proposta durante a Revolução na Espanha era na pratica de uma Republica Sindicalista, onde todxs trabalhavam em Cooperativas, a Economia Autonomista prefere trabalhar por conta própria e se ajuntar somente em momentos de livre acordo, sem estabelecer contrato social autogestionario.
Este simbolo de autonomia representa uma economia que ainda esta em crescimento e é totalmente dependente da situação ao seu redor.
A SOMA Anarquista:
A SOMA é um simbolo de unidade entre as Religiosidades Anarquistas, que são muito plurais como o Grupo CAOS de Magia e Anarquismo, ou como o Grupo SOMA de Roberto Freire, organizado no Mito de Eros e Psic e a qual esta realiza muitos grupos de SOMA Terapia, uma proposta de Terapia Anarquista, existe também como unidade entre os muitos grupos de Anarquistas Cristãs ou da pratica do Cristianismo Libertário, bem como muitos grupos de Exoterismo Anarquista residentes em Sociedades Alternativas.
O "A" de Anarquia:
Simbolo nascido em Paris para unificar as pixações nos muros da Cidade, é um resumo simbólico maçônico.
O simbolo retratado pelas Juventudes Anarquistas representa tanto o Esquadro e Compasso da maçonaria operativa, como o Olho que tudo Vê e tudo Sabe ou ainda de Deus da Maçonaria Filosófica e Religiosa.
O simbolo se tornou a Unidade Publica Anarquista que ficou conhecida por Movimento Anarquista, já que as Sociedades Secretas nunca apareciam publicamente e os seus Partidos Revolucionarios operavam na Clandestinidade Operativa e Filosófica.
Circulo Concêntrico:
Simbolo do Método Anarquista Maçônico se espalhou pelo Mundo através dos grupos Bakuninistas.
O primeiro Circulo Concêntrico é do Organicismo Filosófico, metodo dos Partidos Organicistas e tinha somente dos círculos deis da antiguidade Egípcia, na atualidade da 3º Internacional passou a se adotar três círculos concêntricos, o interno é do grupo de afinidades, o intermediario das tendencias libertarias e o terceiro dos movimentos sociais e populares.
O Circulo Concêntrico da Maçonaria Inglesa é o Tradicional Circulo Concetrico Egípcio casado com a Bandeira Inglesa do Senhor dos Caminhos e qual também foi adaptado aos três círculos da 3º Internacional Socialista, qual em Londres marcou forte presença através dos militantes Anarquistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário